A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas, iniciou nesta semana a distribuição de panfletos informativos sobre o que é assédio sexual, como identificar e como denunciar, nos setores do Departamento Municipal de Água e Esgoto.
A distribuição foi iniciada pelos setores onde possuem mais mulheres trabalhando, como a central, o setor de compras, o comercial, o RH e outros. A expectativa é de que até o fim do mês, a diretoria percorra todos os setores levando o panfleto informativo.
Segundo a Presidenta do Sindicato, Greice Keli Alves, o objetivo é combater essa prática que infelizmente acontece com mais frequência do que parece. “Nós sabemos que na maioria dos casos a vítima fica com medo de denunciar ou o caso acaba sendo acobertado dentro do próprio setor. Nosso objetivo é mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas e que não precisam passar caladas por essa situação que é criminosa”.
Assédio sexual no Brasil:
Um levantamento feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostra que, de 2020 até abril de 2024, foram ajuizados 24.153 novos processos trabalhistas por assédio sexual. Considerando a média anual, o número de ações por assédio sexual na Justiça cresceu 14% no Brasil entre 2020 e 2023.
Caso você seja vitima de Assédio Sexual, procure o Sindicato e DENUNCIE!!!
(35) 9 8862-6996 ou clique aqui
Condutas que configuram assédio sexual: